Projeto- Água é vida

quarta-feira, 5 de junho de 2013

SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA

Definição de Saúde Reprodutiva e de Saúde Sexual

A definição de Saúde Reprodutiva adoptada por instituições de referência como a International Planned Parenthood Federation (IPPF) ou a Organização Mundial de Saúde, é a que resultou da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD) realizada no Cairo em 1994.
Definiu-se então Saúde Reprodutiva como sendo:
“Um estado de completo bem-estar físico, mental e social em todas as questões relacionadas com o sistema reprodutivo, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. A saúde reprodutiva implica, assim, que as pessoas são capazes de ter uma vida sexual segura e satisfatória e que possuem a capacidade de se reproduzir e a liberdade para decidir se, quando e com que frequência devem fazê-lo."
Implícito nesta última condição está o direito de homens e mulheres à informação e ao acesso aos métodos de contracepção e planeamento familiar eficazes, seguros e financeiramente compatíveis com a sua condição, assim como a outros métodos de regulação da fertilidade que estejam dentro do quadro legal.
A saúde reprodutiva implica ainda "ter o direito a aceder a serviços e cuidados de saúde adequados que garantam à mulher condições de segurança durante a gravidez e o parto, proporcionando aos pais maiores possibilidades de terem filhos saudáveis."
Sobre Saúde Sexual, a IPPF - Federação Internacional para o Planeamento Familiar - partilha da definição da ONU ao reforçar que a saúde sexual pressupõe uma "abordagem positiva à sexualidade humana", não se restringindo apenas à prevenção das infecções sexualmente transmissíveis.





Gravidez, Maternidade e Paternidade

A gravidez é sempre um marco importante.Tem implicações físicas, mas também psicológicas. É importante que uma gravidez seja planeada pelos futuros pais, de modo a que todo o processo seja rodeado de estabilidade e tranquilidade.


Os Homens e Saúde Sexual e Reprodutiva

A saúde sexual e reprodutiva tem sido tradicionalmente um tema mais associado às mulheres, sobretudo se estivermos no contexto dos casais heterossexuais e nas questões relacionadas com a contracepção.
Contudo, e cada vez mais, os homens são chamados a ter um papel de responsabilidade que começa nos cuidados com a sua própria saúde sexual e reprodutiva.
A prática de comportamentos sexualmente saudáveis, independentemente da natureza das relações, é uma responsabilidade de todos.

QUIZZ

http://www.apf.pt/?area=001&qid=QUZ47c55a73b71d9

Nenhum comentário:

Postar um comentário