Conhecimento e saúde
Eis aqui um fato importante a se destacar: o conhecimento é capaz de melhorar a nossa qualidade de vida. Quantas vezes nos deparamos com situações em que, se tivéssemos informações mais detalhadas, teríamos resolvido mais facilmente? No banco, na escola, na política, na faculdade...
E Isso ocorre também com a nossa saúde. A saúde, esse bem maior que temos e com o qual nos preocupamos sempre, pode ser beneficiada pelo conhecimento. Ou seja, podemos ter menos doença, mais saúde, mais qualidade de vida, se formos bem informados.
Aí está a importância de meios de comunicação social. Pois é (ou deveria ser) através deles que obtemos, nos dias de hoje, grande parte das informações essenciais para o nosso dia a dia. No entanto, muitas vezes percebemos notícias descontextualizadas nesses meios de comunicação. E aí está o problema.
Informação incompleta é quase desinformação. E, assim, não se gera conhecimento. E sem conhecimento, continuamos nas mãos de quem detém o poder econômico, financeiro, cultural... Sem conhecimento, não há democracia. Nem saúde.
Essa edição do Jornal de Chiador traz uma reportagem sobre amamentação e uma esclarecedora entrevista com um médico pediatra. Nela, você encontrará questões ainda pouco exploradas pela grande mídia. Não vamos mencioná las aqui; afinal, você a lerá na página 3.
Mas é bem provável que tais informações façam diferença na sua vida.
E é exatamente esse o objetivo do jornalismo, em especial o comunitário. Abordar assuntos que digam respeito à comunidade e que possam auxiliá la na resolução de seus problemas. E esses assuntos foram debatidos no curso “Comunicação Comunitária” do Canal Minas Saúde.
E nossa colega Vânia colocou em prática, de forma muito inteligente, na matéria de capa desta
edição.
Mais conhecimento e saúde para todos nós!(Rodrigo Galdino Ferreira)